Este trabalho foi realizado com uma turma de 7º ano (72)da escola Reny da Rosa Collares (Bagé-Rs) tendo em vista o assunto "notícias jornalísticas " começou-se no dia 06/06 uma investigação nos nets sobre o tema "crianças desaparecidas"partindo de alguns questionamentos:
*Qual o índice de crianças desaparecidas no Brasil?
*Em que cidade há maior predominância de casos?
*Que idades são mais frequentes?
*Quantas foram achadas?
*Que meios as pessoas as pessoas usam para tentar achar as crianças?
*Quais as causas dos desaparecimentos?
Após a pesquisa, foi feito um levantamento na turma com as respostas achadas por cada um para chegarmos a um consenso e respondermos as questões atualizando-as .
Respostas:
Chegou-se a conclusão de que cerca de 150 mil crianças e adolescentes desaparecem no Brasil a cada ano totalizando mais de 1.2 milhões no mundo.As cidades onde ocorrem maior índice são o Rio de Janeiro e São Paulo e as idades mais frequentes são entre 5a10 e 14e15 anos.Os dados nos indicam que a metade dessas crianças foram achadas e a outra não;:seus familiares utilizam os meios de comunicação para tentar achá-las,assim como denuncias na polícia,cartazes,divulgação na internet,etc.Os desaparecimentos ocorrem por várias causas assim como: tráfico de crianças,venda de órgãos,sequestros,trabalho escravo infantil,castigos abusivos,desleixo dos pais,abuso sexual,magia negra,adoção ilegal.
Na continuidade das aulas começamos a estudar os dados que compõem uma notícia : O quê?,Quem?,Quando? Onde?,Como? Por quê? identificando-os nas reportagens lidas.A seguir cada aluno deveria produzir,tendo como subsídio o que pesquisou,uma notícia falando sobre o tema estudado.
Cada um fez a leitura de sua produção e posteriormente será feita a reescrita observando a correção pesquisando as palavras marcadas (erradas) no dicionário on-line.
Para conclusão desse trabalho foi solicitado que os alunos trouxessem fotos de jornais,revistas,xerox da net de crianças desaparecidas para,em grupo produzirem um cartaz com uma nova notícia produção . O resultado será fotografado e postado no facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário