quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Iluminismo

Trabalhei com o 9º ano sobre o iluminismo, com o objetívo deles compreenderem o que é, quais as características e os pensadores do assunto.
Utilizamos o site http//www.suapesquisa.com/historia/iluminismo em que eles puderam tirar todas as suas dúvidas em relação aos questionamentos.
Xeroquei um texto sobre o assunto e dei nove questões para serem copiadas no processador de texto, salvaram e realizaram a atividade em casa.No outro dia fizemos a correção.Eu sou a Profª Susana Munhós, de História .

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Escola Reny junto ao projeto Província de São Pedro

A equipe da escola Reny Collares e coordenadora do projeto de informática na Escola sentem-se felizes em poder contribuir com o projeto em nosso Estado. É através destas ações conjuntas que conseguiremos uma educação de mais qualidade, devemos facultar para que todos envolvidos na educação tenham acesso a informações da prática de novas tecnologias.
Equipe Escola Reny Collares.

Informática Comunidade


 As mães  estão cada vez mais motivadas, em busca de conhecimentos em informática para poderem interagir com seus filhos e auxiliá-los nas atividades em casa. É muito bom tê-las conosco.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Prospectando o Projeto Província de São Pedro

Nos dias 11 e 12 de Agosto, a Coordenadora do NTE_M Daiane Volz Barbosa e o Chefe de Gabinete da SMED Eduardo Ruiz, participaram do Encontro "Prospectando o Projeto Província de São Pedro", na UFRGS, sob coordenação da Drª Lea Fagundes e Ana Cláudia Figueroa (SEDUC), onde o NTE_M apresentou a experiência do município de Bagé com o Projeto UCA na EMEF Reny da Rosa Collares.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fatorando Polinômios

      Foi pesquisado no site http://www.exatasmat.com/ o conteúdo sobre os casos de fatoração, com a turma 81, da série do 8º ano, no dia 02/08/2011, sendo explicado pela professora Evelise Sonza na disciplina de Matemática.
      No dia 10/08/2011 foi utilizado o mesmo site para a resolução dos exercícios levando os alunos a reconhecer e aplicar os casos de fatoração estudados.

Operações com o Conjunto dos Números Racionais

       Ao optar por começar o estudo dos números racionais pelo seu reconhecimento no contexto diário, deve-se observar que eles aparecem no cotidiano das pessoas muito mais em sua apresentação decimal do que na forma fracionária.
       Usamos o site jmp25.blogspot.com/numeros fracionários e decimais para resolver as operações no conjunto dos numeros racionais, com a turma 72 da serie do 7º ano, no dia 10/08/2011.

Projeto Grandes Matemáticos

       Este projeto tem como enfoque principal a biografia de alguns dos "Grandes Matemáticos". Realizado com alunos do 9º ano, da turma 91, na disciplina de matemática da professora Evelise Sonza.
       E tem como propósito de mostrar um pouco mais sobre a vida de alguns Matemáticos que fizeram história.
       Tem como principal objetivo resgatar um pouco da história destes Matemáticos que hoje de alguma forma, fazem parte do nosso dia a dia.
       Esta pesquisa começou a ser realizada no dia 04/08/2011, neste dia a turma foi dividida em duplas e cada dupla recebeu o nome de um dos  "Grandes Matemáticos", que deverá ser trabalhado.
       No dia 09/08/2011, os alunos voltaram a pesquisar as obras, teorias e descobertas, no navegador Firefox utilizando o editor de texto Kword.
       Será feita uma avaliação considerando pontualidade, desempenho e a participação de cada dupla nas pesquisas, elaboração e apresentação.
       O projeto será apresentado no Kpresenter no dia 16/08/2011.
      
      

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Barriga Cheia





Turma 31, 3º ano, turno da tarde, Profª Marta Ávila.

A tarefa de hoje é a edição de um texto chamado barriga cheia, onde os alunos estão trabalhando acentuação e escrita, utilizando os recursos do editor de texto. O livro didático está fazendo parte desta atividade. Posteriormente trabalharemos a interpretação deste texto.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Curso para Mães



As mães de alunos da Escola Reny também estão acompanhando o trabalho realizado na escola com o uso das tecnologias, e decidiram aprender também para poderem auxiliar seus filhos em casa.

Múltiplos

Matemática, turma 61, Profª Adriana Silveira, conteúdo múltiplos. Os alunos utilizaram o editor de textos kword, trabalharam salvar arquivos, renomear, localizar(relembrando), concluindo assim a cópia do exercício, para ser resolvido em casa. Este exercício será corrigido no dia seguinte pela professora juntamente com os alunos. Os laptops serão levados pelos alunos e retornarão , no outro dia. Os laptops serão carregados(bateria) para que o aluno não seja prejudicado por eventuais problemas que possam surgir. (ex.: falta energia, queda energia,etc.)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Produção Textual

No dia 02/08/2011, os alunos fizeram uma leitura da Lenda Folclórica, com o título "A lenda do boto", utilizaram os laptops , e realizaram uma produção textual, utilizando o mesmo título da obra anterior. Para a apresentação foram escolhidos os 3 melhores trabalhos, conforme critérios estabelecidos:  introdução , desenvolvimento e conclusão.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Formação Professores Módulo III


No dia 22.07.2011 , realizamos na Escola Reny Collares, formação com professores, referente ao módulo III.