sexta-feira, 27 de maio de 2011

Números Inteiros

Reconhecimento dos números inteiros em diferentes contextos, estabelecendo relações entre as operações.compreendendo e aplicando as regras dos sinais.Os alunos realizaram nos nets exercícios de revisão para a avaliação. Site utilizado : www.matematicamuitofacil.com/numeros inteiros


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Repensar a prática docente.

Repensar  nossa prática é bastante desafiador, muitas vezes até bastante preocupante, mas cabe a nós profissionais desta área auxiliar nossos docentes de maneira que não venham a sentirem-se desmotivados. Este projeto UCA veio muito ao encontro de nossa vontade de mudança, de fazer algo diferente em  sala de aula, desafiador, onde nossos alunos com  auxílio sejam mais criativos e estejam  entusiasmados ao participarem deste projeto, que toda Escola sinta que tem o dever de juntos trabalharem de forma que todos integrantes sintam-se ativos, participativos neste novo fazer pedagógico.
Sinto-me lisongeada e acredito que o caminho para o sucesso é este.Ao ver os alunos trabalhando com os laptops, o sorriso no rosto, a satisfação nos faz acreditar cada vez mais: VALEU E VALE A PENA CADA MINUTO DE PREOCUPAÇÃO, para que tudo realmente dê certo.

Recontando a história.

A partir da leitura de histórias divertidas,os alunos foram orientados a recontarem  a história lida.Os laptops estão proporcionando aos alunos o hábito pela leitura tornando-os mais criativos e curiosos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

TRABALHANDO O ALFABETO E SEU NOME COMPLETO - 1º ANO

OBJETIVO: Observar e conhecer a função da tecla fixa para diferenciar letras maiúsculas e minúsculas
DESENVOLVIMENTO: Os alunos digitaram o alfabeto com auxílio dos cartazes expostos na sala de aula. Após digitaram seu nome completo.

TRABALHANDO COM OS NETS NO PROCESSADOR DE TEXTOS

Tabalho no processador de texto.

Digitar um texto no kword, após fazer as configurações no texto ( centralizar, trocar fonte, cor de fonte, número de fonte, além de fazer a leitura e interpretação do mesmo que hoje foi uma fábula  A TARTARUGA E A LEBRE ). Esse trabalho foi muito importante já que possibilitou um contato mais prolongado com o teclado enquanto foi feita a digitação, e também no uso dos acentos gráficos e sinais de pontuação.

sábado, 14 de maio de 2011

Potenciação

http://jmp25.blogspot.com/2009/02/7-potenciacao-e-radiciacao.html.
Hoje realizamos um trabalho avaliativo com o uso dos laptops. Utilizamos o endereço acima mencionado.  É uma forma inovadora, que traz muitos benefícios a aprendizagem, se bem utilizada. Um dos aspectos que percebemos grande diferença, é na atenção e concentração do aluno ao desenvolvermos determinada  atividade.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Trabalhando com histórias infantis

No desenvolvimento deste trabalho utilizamos o site de atividades educativas, os alunos trabalharam com historias infantis.Descobriram que poderiam folhear um livrinho virtual e ler as histórias escolhidas,trabalharam também os encontros consonantais das palavras, dígrafos e classsificação das palavras quanto ao número de sílabas.Após realizaram o jogo da história.Todos os alunos participaram e gostaram da atividade.

AULA SOBRE TANGRAN

- Inicia com a história do Tangran;
- Após, os alunos em duplas recebem peças do Tangran para montarem uma figura;
 - Assim que eles tentam montar uma figura são feitos alguns questionamentos orais;
- Dou sequência na aula fazendo uma pesquisa sobre figuras montadas com o Tangran ;
- Após o enriquecimento dos alunos eles terão a tarefa de pesquisar 3 novas figuras para serem mostradas na próxima aula e serem expostas;
- Colocar no google imagens com Tangran.

UCA

        As atividades propostas aos alunos através do computador individual está propondo a cada um deles uma imensa ampliação de seus conhecimentos e referência de mundo.
       Os alunos mostram ter um melhor resultado com as atividades praticadas através dessa ferramenta.
       Um dos temas mais detestados pelos alunos é a tabuada, que hoje consigo trabalhar sem problemas e de forma prazerosa através de um jogo da própria máquina, eles adoram.

MAIO MÊS DAS MÃES

PARABÉNS A ESCOLA PELA BELÍSSIMA FESTA DE DIA DAS MÃES QUE FOI REALIZADA.

domingo, 8 de maio de 2011

Cores e pontilhismo

Na turma do 6º ano (turma 62), foi realizado um trabalho na disciplina de Educação Artística sobre as cores e também a técnica do pontilhismo. Em primeiro lugar trabalhei os conceitos em sala de aula, fiz trabalhos práticos de desenhos e pinturas. Posteriormente usei os laptops para aprofundar os conceitos estudados. No site (www.historiadaarte.com.br/) usado para tal fim, além de textos informativos sobre o tema, continha várias obras de arte para apreciação, jogos e um espaço reservado para criação de desenhos usando a técnica do pontilhismo, bem como um local para enviar ao site, o desenho feito pelo aluno. A aula foi bem prazerosa, pois os alunos, depois de criarem seus desenhos no papel, puderam utilizar os laptops para criar desenhos usando essa ferramenta.

link do meu blog pedagógico

http://felizadriane.blogspot.com/

Trabalho sobre Monteiro Lobato / Vida e Obras

Na turma de quinto ano (turma 51), foi realizado um trabalho sobre o dia do Livro Infantil, tendo como personagem principal de nossas pesquisas e leituras Monteiro Lobato.
Trabalhamos textos, livros, histórias, personagens e um pouco sobre a vida deste grande escritor. Tudo isso com o auxílio dos laptops em sala de aula, através deste foi possível aprofundar nosso trabalho de forma mais prazerosa e interessante.
Foram usados os seguintes sites:  www.brasilescola.com/datascomemorativas/dianacional-livro-infantil.html
                                                   www.projetomemoria.art.br

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PROJETO UCA - UM COMPUTADOR POR ALUNO

PESQUISA SOBRE AS CÉLULAS-TRONCO

      Na turma do 7° ano de nossa escola realizamos uma pesquisa sobre as células-tronco,para obter informações sobre qual o seu principal objetivo,diferenciar as células-tronco adultas das células-tronco embrionárias,quais as possibilidades de utilização,onde podemos encontrá-las e a entender as críticas e polêmicas geradas com esta pesquisa em todo o mundo. 


     Com a utilização deste  novo recurso nossas aulas ficaram muito mais atrativas e enriquecedoras,sempre mantendo principalmente minha disciplina atualizada.
 

Ultrapassando Barreiras

As atividades desenvolvidas na sala de recursos com o auxilio do computador certamente favorece e motiva os alunos para a realização das atividades propostas.

Atividades: www.redescola.com.br
Quadro Mágico - atividade que desenvolve o raciocínio lógico matemático.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ortografia e vocabulário

Quanto ao uso dos laptops penso que é um recurso ímpar na Lińgua Portuguesa e,estamos estudando as muitas   possibilidades existentes para enriquecermos nossas aulas ,apesar disso enfrentamos já algumas dificuldades como a internet que não tem sinal,ou um video que não toca ...
Uma atividade que desenvolvi foi a criação de um jogo de memória com dificuldades ortográficas "ss  e Ç"  com uma relação de 15 palavras muitas delas desconhecidas .Apoś a confecção prática e a escrita das palavras nas peças do jogo os alunos acessaram o dicionário online e pesquisaram o significado das mesmas para posteriormente aplicar nas produções.

Laptops ea Educação Física

Com o recurso dos laptops, o trabalho  começado com os alunos, nos proporcionou uma serie de possibilidades,podendo assim continuarmos  trabalhando com o tema, ampliando conhecimentos.

Laptops-Um diferencial!

          Como professora do 4° ano, estou gostando muito deste diferencial,que é o uso  dos laptops em sala de aula.Os alunos demonstram mais interesse pelos conteúdos que estão sendo desenvolvidos.Eles estão cada vez mais entusiasmados e motivados.Existe uma grande perspectiva de um maior aprendizado, juntamente com esta tecnologia.

Trabalhando Equações Irracionais, 9º Ano 1º Trimestre

           
           Em primeiro lugar os alunos pesquisaram a teoria,depois a professora colocou exemplos no quadro explicando-os.Após voltamos para o site,onde estes passaram a vizualizar um video com equações irracionais, retirando deste os passos para resolver as equações irracionais.
           Na proxima aula vamos resolver exercicios no site: www.matematicamuitofacil.com
           Os alunos adoraram o desenvolvimento desta aula.

Novas expectativas

   Levar aos alunos novidades,novos projetos, aulas on line, videos com conteudos a serem absorvidos de maneira diferente.

Atividade de separação silábica

Sugestão de atividade de separação de silabas, para trabalhar com alunos de 3° e 4° ano do ensino fundamental.
Um jogo muito interessante onde a criança aprende brincando.
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=4